-
1. Como é que os produtos FriXion funcionam?
A tinta dos nossos produtos FriXion “apaga” devido à tecnologia de tinta termo-sensível exclusiva da PILOT. Quando quiser fazer correcções na sua página, basta virar a caneta FriXion e esfregar com a ponta da borracha FriXion, como se estivesse a usar uma borracha de lápis normal. Ao esfregar, a tinta aquece a mais de 60°C e torna-se invisível. Por outro lado, a tinta reaparece a temperaturas inferiores a -10°C.
-
2. Ajuda! Utilizo canetas FriXion e o meu caderno/página está agora vazio, sem qualquer vestígio do meu trabalho! O que é que devo fazer?
Deixar objectos como cadernos, trabalhos de casa ou papel perto de aquecedores, num carro num dia quente ou mesmo fotocopiar páginas repetidamente pode aquecer o papel o suficiente para tornar a tinta FriXion invisível. Se achar que a sua página está vazia, basta colocá-la no congelador durante um curto período de tempo. A nossa tinta termo-sensível reaparece a cerca de -10°C, pelo que o seu trabalho deverá voltar a aparecer quando as páginas arrefecerem o suficiente.
-
3. Ajuda! Deixei as minhas canetas FriXion ao ar livre, ao calor, e agora já não funcionam!
Tal como a tinta desaparece quando as páginas são deixadas ao calor, o mesmo acontece com a tinta no interior das canetas FriXion. Se a sua caneta não parece estar a escrever, tente lembrar-se se a caneta pode ter sido demasiado exposta ao calor. Se for esse o caso, tente colocar a caneta no congelador até arrefecer o suficiente. Depois de retirar a caneta do congelador e de a deixar adaptar-se à temperatura ambiente, ela deverá voltar a escrever como nova.
-
4. Onde posso encontrar um revendedor Pilot?
Os nossos produtos são vendidos em todos os principais supermercados e hipermercados e na maioria das agências noticiosas e fornecedores de escritório. No entanto, se tiver dificuldades em encontrar um dos nossos produtos em particular, não hesite em contactar-nos. Sempre que possível, indicar-lhe-emos o nome do seu revendedor mais próximo.
Utilizando um processo de encomenda centralizado, efectuamos entregas frequentes aos nossos vendedores através de um armazém central. Por isso, nem sempre sabemos o que é entregue a cada loja.
-
5. Existe algum risco quando se utiliza um produto Pilot num avião?
Apenas os produtos de tinta líquida da nossa gama V-System requerem a sua atenção num avião. São facilmente identificáveis pelo seu nome que começa por um V: V5, V-Ball, V-Pen, etc. ….
Se levar um produto V-System consigo num voo, retire a tampa com a caneta virada para cima. Isto evita potenciais fugas causadas pela pressão da cabina durante o voo.
Apenas os modelos de tinta líquida V5/7 RT e V-Ball 5/7 RT têm garantia de ausência total de fugas em aviões sem qualquer manuseamento especial.
-
6. Os produtos Pilot são seguros para as crianças?
Todas as tintas e barris utilizados nos nossos produtos foram concebidos para garantir a máxima segurança, nomeadamente no que diz respeito às crianças. Por exemplo, os nossos marcadores não contêm solventes tóxicos como o xileno ou o tolueno.
Além disso, as tampas dos nossos modelos não retrácteis satisfazem a norma ISO 11540. Estão equipadas com um sistema de ventilação que permite a respiração em caso de ingestão da tampa.
Por último, os nossos serviços internos dispõem imediatamente de todos os componentes dos nossos produtos em suporte digital, a fim de ajudar os médicos em caso de acidentes graves.
-
7. Como é que começo a tinta em alguns marcadores?
Antes da primeira utilização dos nossos marcadores de tipo Gold ou Silver, recomendamos que siga estas instruções:
- Fase 1: Agitar suavemente o marcador com a tampa colocada.
- Fase 2: Uma vez retirada a tampa, pressionar suavemente o bico sobre o papel, de modo a que este seja empurrado para dentro do corpo do produto. A válvula é activada e liberta a tinta.
- Fase 3: O marcador está pronto, pode escrever.
Para conservar todas as qualidades técnicas dos nossos marcadores, recomendamos que a tampa seja firmemente colocada após a utilização e que os marcadores sejam guardados na horizontal.
-
8. Como é que retiro a tinta da roupa?
8. Como é que retiro a tinta da roupa?
Em primeiro lugar, evite lavar a roupa suja antes de remover a nódoa, pois corre o risco de fixar permanentemente a tinta.
Existem várias dicas para remover a tinta da roupa:
- Pulverizar laca sobre a nódoa, limpar o excesso de laca com um pano limpo ou papel absorvente e depois lavar normalmente.
- Mergulhe as suas roupas em leite quente durante várias horas, passe-as por água abundante e lave-as normalmente.
- Coloque o artigo sobre um pano branco limpo e passe outro pano branco embebido em vinagre branco ou álcool a 90% sobre a nódoa. Lavar normalmente.
-
9. Onde posso encontrar recargas, cartuchos ou mesmo recargas de minas ou de borracha?
O nosso objetivo é poder oferecer uma vasta gama de instrumentos de escrita, mas também que o seu prazer de escrever com a sua caneta Pilot não pare quando esta precisa de ser recarregada. Para além de ser económico, o reabastecimento das suas canetas é amigo do ambiente.
É por isso que queremos oferecer este tipo de serviço em agências noticiosas especializadas ou mesmo em grandes armazéns.
-
10. Vendem as pontas das canetas separadamente?
Não vendemos pontas nem bicos de substituição para canetas.
-
11. Como mudar a recarga de uma caneta FriXion?
Para recarregar uma caneta FriXion Ball, tem de rodar no meio para abrir a caneta. Em seguida, retire a recarga antiga vazia, coloque a nova recarga e volte a fechar a caneta.
Para mais pormenores sobre a mudança de recargas, pode encontrar um pequeno vídeo tutorial (0:23 segundos) no Youtube: ver mais >
-
12. As canetas/tintas da Pilot são vegan? Testadas em animais?
Os ensaios em animais só são efectuados quando são legalmente exigidos. Por outras palavras, quando não existem outros métodos alternativos validados pela lei e pelos governos.
De acordo com a política da empresa, não excluímos qualquer componente animal, exceto se a sua utilização for proibida por lei. Assim, os nossos produtos podem conter componentes de origem animal durante o processo de fabrico.
O conteúdo da nossa tinta é confidencial porque protege a nossa empresa de possíveis tentativas de contrafação. Por conseguinte, não podemos divulgar informações pormenorizadas.
-
13. Porque é que a caneta Pluminix é diferente da versão Plumix mini?
Atualmente, no mercado europeu, só vendemos Plumix e Pluminix com cartuchos internacionais.
No entanto, para outros mercados, são vendidos cartuchos Plumix e Pluminix com Pilot. Assim, é possível que a sua caneta de tinta permanente tenha vindo de outros países através do comércio eletrónico ou da importação paralela.
Se for esse o caso, a forma dos alimentos é diferente entre eles.
-
14. Onde encontrar a FDS?
No nosso departamento de HSE, regra geral, não enviamos FDS pelas seguintes razões
- Os nossos instrumentos de escrita não devem ter MSDS, uma vez que são artigos e não substâncias.
- Todos os fabricantes de instrumentos de escrita concordam com este ponto, pelo que não devem fornecer MSDS dos seus produtos.
-
15. Escrita fina: Como ativar a garantia vitalícia da minha caneta Namiki?
Para ativar a garantia vitalícia NAMIKI, agradecemos que envie o cartão por correio ou por e-mail: pilotfinewriting@piloteurope.com
-
16. Escrita fina: As tintas Iroshizuku são consideradas à prova de documentos ou à prova de água?
As tintas Iroshizuku são dedicadas às nossas canetas de tinta permanente. São resistentes à água e à luz em condições normais de escrita. Para uma resistência e durabilidade ainda maiores, recomendamos os nossos tinteiros IC-50/100 e os frascos de tinta INK-M60.
Se não encontrou a sua resposta, contacte-nos